Dalmo denuncia desmonte do IPUF e possível “comércio de índices”

No primeiro depoimento da CPI dos Alvarás da Construção Civil da Câmara de Florianópolis, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira, disse, nesta quarta-feira (15), que houve uma política de desmonte do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) durante a administração passada e que muitos dos álvarás são concedidos e depois há um “desvio de uso” sem que o poder público fiscalize.

Dalmo criticou a emissão de alvarás sem que fossem levados em conta os pareceres dos técnicos da prefeitura. Foi, inclusive, exatamente essa a sugestão dele para a investigação da CPI: “seguir os alvarás que contradizem os pareceres”. Ele também chamou a atenção para o que chamou de “um possível comércio de índices”.  Segundo ele, há uma troca de índices de construção sem qualquer critério e sem levar em consideração os interesse da cidade.  “ Houve uma deformação da área da cidade. A medida para que isso se tornou um comércio eu não sei dizer. Mas pergunto: O que se ganhou em troca disso?”, questiona.

cpi 2
Fotos de Édio Hélio Ramos, Ascom/CMF

O presidente da CPI, vereador Afrânio Boppré (PSOL), avaliou que foi bastante “elucidativo”  o depoimento do Secretário. “Agora é necessário estabelecer o contraditório, ouvindo o Ex-Secretário e na sequência os empresários da construção civil”, projeta Afrânio.  José Carlos Rauen, o ex-secretário, presta depoimento no dia 29, antes dele, dias 27 e 28, falam os analistas que avaliaram os 150 projetos que foram revistos.

Além dos vereadores integrantes da Comissão, outros parlamentares participaram da audiência, inclusive o próprio presidente da Casa.

Postagens Recentes

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.