Projeto de Lei iguala ciclomotores às bicicletas convencionais
Afrânio Boppré estimula o uso de modais com baixo impacto ambiental: projeto estabelece limite de 20 km/h em vias públicas e idade mínima de 16 anos
Estimulando às práticas saudáveis e sustentáveis, o vereador Afrânio Boppré criou um projeto de lei que determina o uso de bicicletas elétricas, patinetes e skates motorizados em ciclovias, ciclofaixas e vias públicas. O documento iguala esse tipo de veículo às bicicletas convencionais e estabelece limite de 20 km/h em vias públicas e idade mínima de 16 anos para os usuários.
“Nós estamos criando facilidades para o uso dos meios de transporte alternativos e dificuldades para o automóvel”, afirma o vereador. O projeto tende a auxiliar na redução dos problemas enfrentados nas grandes metrópoles pela poluição sonora e atmosférica, causada por motores à combustão.
No Rio de Janeiro, a mesma lei foi decretada em maio de 2012. Em cidades como Paris, Londres, Berlim e Amsterdã, o uso de bicicletas como transporte complementar é estimulado. Segundo o documento, é de extrema importância ampliar a malha cicloviária em Florianópolis permitindo a circulação de pessoas, tanto para fins de lazer como para fins de deslocamento da população.
A lei antecipa a solução de um problema que cedo ou tarde vai aparecer: a multa e a apreensão de bicicletas elétricas que se enquadram como veículo tradicional. O projeto de lei é um incentivo para o uso de modais com baixo impacto ambiental. “Nós queremos permitir que não haja burocratização no uso de bicicletas elétricas na cidade”, destaca Afrânio Boppré.
Confira o projeto de lei aqui.
Fundamental não misturar bicicletas elétricas (pedelecs) que possuem assisntência e só conferem potência quando o ciclista pedalar, com potência máxima de 250W e 25Km/h de velocidade máxima, com qualquer equipamento acima deste, que é um ciclomotor e não pode compartilhar ciclovias e ciclofaixas. Precisamos de segurança para transitar e estas inovações chamadas erroneamente de bicicletas elétricas, na verdade ciclomotores com potência acima dos 250W, não podem compartilhar vias com veículos de propulsão humana, é uma questão de bom senso e proteção a vida!