Afrânio Boppré participa de debate sobre Reserva da Ilha do Arvoredo
O vereador Afrânio Boppré irá compor a mesa do debate “Recategorização Rebio Arvoredo”, promovido pelo curso de graduação de oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A discussão pretende ampliar o entendimento sobre o projeto de lei em trâmite na Câmara Federal, que recategoriza a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em Parque Nacional Marinha do Arvoredo. O parlamentar do PSOL apresentou a “Moção de Protesto da Câmara Municipal de Florianópolis” contra o projeto visando proteger a biodiversidade do local.
Para o pesquisador Paulo Horta, cerca de 20 projetos de pesquisa são desenvolvidos atualmente no local, a maioria por pesquisadores da UFSC. Arvoredo “não é uma Ilha proibida, como estão dizendo, há uma grande área no lado sul em que qualquer pessoa pode ir, as escolas, as prefeituras, onde o mergulho é permitido. Várias pessoas podem usufruir, ter benefícios, mas alguns locais precisam ser intangíveis, para o bem da nação”, complementa.
O evento vai contar com a presença do pesquisador da universidade e representante do órgão gestor ambiental responsável pela unidade, Ricardo Castelli do ICMBio, do Deputado Federal Espiridião Amim, da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Florianópolis, membros de escola de mergulho e comunidade pesqueira local. O debate vai acontecer no dia 06 de maio das 08:30 às 12:00.