Militantes do PSOL protestam contra Marco Feliciano em Florianópolis
Juventude do Partido Socialismo e Liberdade produziu cartazes e evento nas redes sociais
Pessoas com a cara pintada levantaram cartazes em protesto à eleição do deputado Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias do Senado Nacional na tarde de quarta-feira (14/03). Seguindo o exemplo de outras cidades, como São Paulo e Brasília, o centro de Florianópolis foi palco do movimento contra o político conhecido por suas declarações racistas e homofóbicas. Cerca de 200 pessoas estavam presentes no movimento, dentre elas militantes e simpatizantes do Partido Socialismo e Liberdade.
O evento, que não possui liderança, foi organizado em Florianópolis em duas páginas pelo Facebook: uma pelo produtor cultural, Tiago Franco e outra pelo estudante de ciências sociais da UFSC e militante do PSOL, Roberto Amaro. “Decidi criar o evento pela revolta do jogo político que vivemos hoje”, revela o estudante. Segundo ele, os eventos estavam acontecendo em todas as capitais e Florianópolis não poderia ficar de fora. “Não deram a presidência dos direitos humanos por mérito ou para alguém que tenha conhecimento sobre o assunto e sim para alguém que faz parte da bancada governista”, desabafa o ativista.
Concentração
A concentração estava marcada para as 17h na frente da Catedral Metropolitana de Florianópolis. Uma hora depois o entorno estava lotado. As pessoas saíram contornando a Rua Trajano, o Terminal de Integração do Centro (Ticen), passando em frente à Câmara Municipal de Florianópolis e retornando a Catedral. Gritos de ordem como “Eu vou lutar, vou resistir, Feliciano pede para sair.” e “Dilma, mas quem diria. Fazendo acordo com a homofobia” acompanharam a caminhada de protesto.
A juventude do PSOL produziu cartazes e distribuiu para os manifestantes. Tânia Ramos, militante do partido e representante do Fórum Catarinense Nacional da Saúde, acredita que a sociedade exige respeito com o ser humano. “Não tem condições esse deputado representar uma comissão de tanta importância conquistada pelo povo”, declara.