LEI DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Atendendo o pleito de historiadores e pesquisadores, o vereador Afrânio Boppré apresentou um projeto para alterar o aniversário da cidade de Florianópolis. A proposta foi baseada em um estudo de Norberto Ungaretti, desembargador, historiador e ex-secretário de Estado.

O QUE É

Em 2015, Afrânio propôs que a idade oficial do município de Florianópolis fosse contabilizada a partir de 1673, e não a partir da data de sua emancipação (1726). Com isso, a cidade ficou 53 anos mais velha. O projeto chegou a ser vetado pela Prefeitura, mas o legislativo derrubou o veto.

PORQUE É IMPORTANTE

A alteração da contagem se trata de uma adequação aos fatos históricos. Com base em estudos e comprovações do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), concluiu-se que o ano de 1726 referia-se à emancipação de Florianópolis do município de Laguna enquanto a fundação da cidade data de 1673. Este seria o ano em que o bandeirante Francisco Dias Velho teria mandado uma esquadra de homens e familiares para povoar a região. Neste sentido, a Lei faz uma reparação com a história da cidade.

Referência: A alteração foi proposta pelo projeto de lei 15.709/2014.