Folclorista Oraldo José Ventura é homenageado na Câmara

O folclorista Oraldo José Ventura foi homenageado, durante sessão solene, nesta quarta-feira (7/6), por proposição do vereador Afrânio Boppré. Desde criança Oraldo participa de atividades ligadas à cultura popular, como grupo de mascarados na época do carnaval, Boi de Mamão do Bicharada, Boi de Mamão do Nelson do Zé Maurílio, entre outros.

Como sanfoneiro, participou dos seguintes grupos folclóricos: Pau de Fitas do Sambaqui; Boi de Mamão do Jurerê; Boi de Mamão do Sambaqui; Boi de Mamão do Itacorubi; Boi de Mamão da Vargem Grande; Boi de Mamão de Santo Antônio de Lisboa. Atualmente integra o Boi de Mamão do Pantanal.

Durante 21 Anos, Oraldo foi tocador do Grupo Folclórico da Terceira Idade da UFSC, representando o folclore de nosso Estado em diversas cidades do Brasil e até fora dele.  Representou também nosso país no Arquipélago dos Açores, com uma apresentação teatral do grupo catarinense Gira Teatro.

Na década de 90, resgatou a vivência de sua infância, coordenando um grupo de Terno de Reis com diferentes componentes, que perdura até os dias atuais, sendo nominado Grupo de Terno de Reis Estrela Luz.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.