Por indicação do PSOL, Elza Soares é homenageada na Câmara

A cantora Elza Soares foi homenageada, nesta quarta-feira (22/11), com a Medalha do Mérito Legislativo na Câmara dos Deputados.  A entrega da medalha, oferecida pelo Parlamento a diversas personalidades de destaque, foi iniciativa da bancada do PSOL.

Elza da Conceição Soares, filha de operário e lavadeira, nascida na atual Vila Vintém, no Rio de Janeiro (RJ), precisou arriscar um número musical no programa de Ary Barroso na Rádio Tupi. Aos 14 anos, já casada e sem dinheiro para comprar remédios para o filho recém-nascido, ela teve que enfrentar o cruel preconceito do apresentador, que, ao olhá-la, perguntou “de que planeta” ela tinha vindo.

A resposta veio direta e firme: “Do planeta fome”. Assim, ela fez sua primeira apresentação ao vivo no auditório da emissora. Infelizmente não conseguiu salvar a criança. O episódio antológico na biografia da cantora, hoje com 80 anos, revela apenas um dos obstáculos que a artista enfrentou desde muito cedo por ser mulher, negra e pobre.

Adversidades

A despeito de toda as adversidades, Elza Soares se tornou uma cantora de prestígio internacional. Amada pelos brasileiros, que a admiravam também como madrinha da seleção brasileira na Copa de 1962. Ainda assim, passou por um exílio forçado pouco depois, ao lado de seu companheiro na época, futebolista Garrincha. Por se recusar inicialmente a ir, eles tiveram sua residência criminosamente metralhada pela ditadura militar. O casal perdeu tudo e teve que ir para Roma, onde Garrincha se tornou alcoolista, muito em função desse episódio.

A vida de Elza Soares não pode ser resumida em poucas palavras. No entanto, esta grande artista teve que cantar e gritar ao longo de sua vida. Seu disco mais recente é também um dos mais politizados:  “A mulher do fim do mundo”. Nele, Elza canta sobre racismo, sexismo, violência doméstica, LGBTfobia, o que para o PSOL, são justificativas para que ela receba a honraria no Congresso Nacional.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.