Requerimento pelo CAPS III é aprovado por unanimidade

Valdevino apresentou reivindicações do movimento. Foto: Édio Ramos/CMF

A Câmara de Florianópolis aprovou por unanimidade um requerimento do vereador Afrânio (PSOL) indicando a construção de um Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III). A aprovação ocorreu justamente no dia mundial da Saúde Mental. A votação foi acompanhada de perto por usuários do serviço na capital.

Valdevino Alves do Nascimento, da associação Alegremente, utilizou a tribuna para fazer um apelo às autoridades. “O Brasil precisa discutir isso. O mundo inteiro está discutindo. A depressão leva ao suicídio”, afirmou, reivindicando mais atenção e extensão do atendimento nos CAPs. Ele também criticou a perícia médica que, segundo ele, rejeita indiscriminadamente laudos médicos dos pacientes.

Meia hora de loucura

Antes da aprovação, usuários de saúde mental da cidade fizeram um protesto em frente ao TICEN. Com bom humor, a manifestação chamou-se “meia hora de loucura”. Eles pintaram faixas e cartazes, conversaram com a população e em seguida, rumaram à Câmara. O movimento apresenta quatro reivindicações principais. A primeira é o retorno da passagem gratuita no transporte coletivo, benefício que foi restringido pelo governo Gean Loureiro. Em segundo lugar, uma revisão das perícias médicas. Outro pedido é a construção de um CAPS III. A diferença desta unidade para as demais é que ela atende 24 horas por dia, e pode abrigar pessoas durante a noite, caso necessário. Por fim, os integrantes do movimento reivindicam ainda a abertura de alas psiquiátricas no Hospital Universitário e no Hospital Infantil.

Para Afrânio, o movimento mostrou força, e a aprovação do requerimento coloca o CAPS na pauta da Prefeitura. “Somos uma das poucas capitais no país que não oferece esse serviço. Já passou da hora de Florianópolis dar mais atenção às pessoas que sofrem com transtornos mentais”, argumenta.

Postagens Recentes

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.