Moradores dizem NÃO ao aeroporto em Ratones

Mais de 200 pessoas lotaram o salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Ratones, para acompanhar a audiência pública que discutiu, no dia 4 de maio, o projeto do condomínio aeronáutico da empresa Costa Esmeralda. Faixas e cartazes com dizeres como “#Não Aeroporto Ratones” já sinalizavam o posicionamento da comunidade, que ao fim da audiência manifestou ser contrária ao empreendimento.

Convocada pela Câmara, a audiência no Ratones foi solicitada pelo vereador Afrânio Boppré, do PSOL, contou com a participação de representantes do município, ICMBio, IPUF e dezenas de lideranças comunitárias.

Um representante da empresa, Carlos Stegmann, acompanhou o início reunião. Na abertura dos trabalhos, disse que não teria como responder os questionamentos “antes da conclusão dos estudos ambientais” e informou que o empreendedor estaria fora da Cidade.

Os noves vereadores presentes – Afrânio, Marquito, Renato da Farmácia, Dalmo, Lela, Pedrão, Maicon e Dinho – comprometeram-se em atuar para manter a norma prevista no projeto do Plano Diretor que impede a construção do empreendimento na área.

Por telefone, Marcelinho da Intendência, também afirmou o mesmo compromisso. Afrânio alertou que é importante que os moradores acompanhem a tramitação do Plano Diretor na Câmara que deve ser enviado para aprovação do Legislativo nos próximos dias. “Aquela Casa é conhecida por realizar milagres, por isso a participação e cobrança da sociedade são importantes para impedir o emendaço no Plano Diretor”, disse o Vereador, bastante aplaudido.

O Superintendente do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano), Ildo Rosa afirmou que tanto o Plano atual como o Projeto que será enviado à Câmara estipulam zoneamentos que não permitem a construção do aeroporto. Ildo Rosa, porém, lembrou que os vereadores da legislatura passada apresentaram 600 emendas ao Plano de 2014, que está em vigor, e se essa postura não mudar, a vontade da sociedade não será respeitada.

O Superintendente também informou que a Prefeitura está apurando o ato do Secretário que emitiu a viabilidade para o projeto em 2016, contrariando parecer técnico do IPUF que impedia a construção de aeroparque na área consultada.

No final da audiência, o vereador Dalmo Menezes, que presidiu a Mesa, propôs uma carta compromisso da Câmara em apoio à reivindicação do Bairro. Representantes da Associação dos Moradores entregaram um abaixo-assinado – ainda em aberto – com mais de duas mil assinaturas contrárias ao empreendimento.

O projeto

Idealizado pelo Empreendimento Aeronáutico Costa Esmeralda, também responsável por condomínios aeronáuticos em Porto Belo, Búzios (RJ) e Lagoa do Bonfim (RN), o projeto prevê inicialmente a construção de 374 hangares com um investimento inicial de R$ 60 milhões, com verba de quatro investidores.

Conforme Sandro Silva, um dos sócios do empreendimento, o espaço já foi adquirido pela empresa. Ao todo, a área tem mais de dois milhões de m². Entretanto, o espaço para o aeroporto deve ser de 400 mil m². Já a pista de pouso tem previsão de 1.299 metros de extensão.

Veja abaixo imagens da audiência pública. As fotos são do repórter-fotográfico Sérgio Vignes.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.