A temporada está perdida, a Cidade ainda não

Nos anos 80 o “projeto” de cidade das elites locais prometia o paraíso. Florianópolis deveria se transformar em uma Global City e Ibiza era o sonho de consumo para ser seguido. Os que questionavam a tal “vocação” eram rotulados de “os contra”. A realidade mostra que esse projeto fracassou. Esta temporada de verão que estamos vivendo é a prova disso. O povo de nossa terra, fundada em 1673, sempre orgulhoso em razão da exuberância de nossas belezas naturais está envergonhado e os turistas que nos visitam estão indignados.

Crise no saneamento, praias impróprias, gente doente, trânsito megaengarrafado, preços abusivos, bagunça no comércio ambulante, inclusive com casos de violência extrema, “acidentes” fatais com ciclistas, suspensão de diversos eventos no carnaval, fornecedores apavorados com a falta de pagamento.

E por mais absurdo que pareça, apesar de toda essa situação caótica, o prefeito ainda cogitava tirar férias.

A verdade é que este governo não tem projeto para a cidade. Suas ações não obedecem a sincronia necessária entre a ato governamental e o problema imediato. Incompetência, falta de senso de realidade, distância em relação ao sofrimento e dor do povo são características que precisam ser varridas da administração pública.

Reinventar, desfazer os erros que são possíveis, apurar o prejuízo, e ancorar política, ecológica, social e economicamente a nossa cidade é o desafio. Em relação à temporada, vamos tentar novamente no próximo ano. Sob nova direção, espero!

Afrânio Boppré -Vereador do PSOL
(a foto é do jornalista Gilberto Gonçalves, do jornal comunitário Folha do Norte)

 

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.