Historiadores aprovam revisão do aniversário de Florianópolis

“A cidadania de qualquer povo só tem resistência quando conhece sua história e sua cultura”, ressalta Nereu do Vale Pereira, prestigiado historiador e especialista em cultura açoriana, que defende a revisão sobre a data do aniversário de Florianópolis. O professor aposentado foi um dos convidados para a audiência pública sobre a recontagem do nascimento da cidade. Além dele, estiveram presentes no Plenarinho, na Câmara Municipal, na tarde de hoje (7/7), o vereador Afrânio Boppré (PSOL), responsável pelo Projeto de Lei; Augusto César Zeferino, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; Haylor Delambre Jackes Dias, gerente do Arquivo Histórico Municipal de Florianópolis e Maritsa Fabiane, diretora da Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho.

Norberto Ungaretti, falecido desembargador, historiador e ex-secretário de Estado, propôs em documento, que o aniversário da cidade seja comemorado em uma data aproximada a sua fundação. “Não podemos comemorar apenas 200 anos de município em um local que tem 500 anos de história”, afirma Nereu do Vale Pereira. O projeto de lei conta com o apoio de 15 parlamentares.

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, prestigiada entidade centenária, realizou um parecer sobre a data da fundação da cidade, em 2003. Embora os historiadores não saibam o ano em que foi instituído o povoado, eles asseguram que é anterior a 1726, ano em que se comemora o dia da emancipação político-administrativa do Desterro e aniversário da capital. A comissão avaliou que 1673 é uma data aproximada a criação da vila, com base em cartas e documentos antigos.

Haylor Delambre Jackes declara que a revisão histórica é útil para a memória da coletividade e também uma afirmação da identidade de uma sociedade. Nereu do Vale Pereira vai mais longe. Como ex-vereador, sabe que projetos como este não são bem recebidos pela opinião pública. Mesmo assim reitera que a discussão da matéria é importante para solidificar e construir a cidadania.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.