Vitória de Grando já era esperada

Diferença de 10 mil votos para segundo colocado foi conformação de pesquisas

Com sinais de cansaço e ao mesmo tempo sentimento de missão cumprida, o prefeito eleito de Florianópolis, deputado estadual Sérgio Grando (PPS), da Frente Popular, acompanhou ontem, ao vivo, do Senac, a divulgação do resultado oficial das eleições na Capital, a pedido do juiz da 12ª Zona, Renato Mellilo Filho. Em ritmo de Day after, Grando evitou falar de planos para administrar a cidade, mas mostrou-se confiante em viabilizar uma “proposta de governo popular”.

FINAL FELIZ – Novo prefeito da Capital comemora com Francisco Küster (PSDB), que vai para a Câmara de Vereadores. [Reprodução/Eduardo Vasselai/Diário Catarinense]

A vantagem de mais de 10 mil votos em relação ao segundo colocado, Edison Andrino de Oliveira (PMDB), confirmou a previsão inicial de Grando que, no entanto, não escondeu uma surpresa. “Não imaginei que a eleição fosse tão disputada como foi”. Mesmo assim, ele lembrou que todas as pesquisas o apontavam como favorito, ou pelo menos, empatado tecnicamente com Andrino.

Terminado o sufoco da contagem dos votos, a tensão foi substituída pelo alívio. “Depois que foram chegando os resultados do interior da Ilha e do Continente, observei que eu mantive uma boa média de vantagem”, recordou.  Apesar disso, o deputado Sérgio Grando só conseguiu ir dormir com a convicação de que já era prefeito às 7 horas de ontem.

Mas o descanso não durou muito. Logo às 10 horas, Grando saiu a campo para conferir a rodada final da apuração. Da 13ª Zona, no Estreito, ele seguiu à Central Totalizadora de votos, no Senac, onde foi divulgado o resultado final, às 12h10min.

Depois de conhecido o resultado, Grando foi saudado por eleitores, que se acotovelavam no saguão do Senac. Recebeu muitos abraços apertados, ao som do hino da campanha improvisado pelo público.

Prefeito eleito aposta no diálogo com a Câmara

Cauteloso, o prefeito eleito da Capital, Sérgio Grando (PPS), disse que não prevê dificuldades em governar a cidade sem maioria na Câmara de Vereadores. “Sempre agirei com diálogo, e quem quiser o bem da cidade, vai estar conosco com bons projetos”, afirmou. Ele destacou a importância das críticas. “Sempre que necessário elas devem existir, porque podemos cometer erros”.

Sobre seu secretariado, Grando preferiu não citar nomes, resumindo com tática que serão “pessoas competentes”. Esclareceu que poderá convocar nomes das fileiras de partidos não integrados à Frente Popular. “Não existiu nenhum comprometimento com cargos para os partidos da Frente”, destacou.

Quanto às divergências ideológicas em relação ao governador Vilson Kleinübing, Grando acha que o caminho não é o confronto ideológico, mas sim, agir administrativamente. “A relação com o Governo do Estado deve ser boa, pois Florianópolis sedia o Governo e temos que manter esta relação”.

Nestas primeiras horas como prefeito eleito da Capital, Grando tem consciência de que a maior dificuldade frente à Prefeitura será em relação ao planejamento. “Precisamos desenvolver a infra-estrutura da cidade”, salientou. Ele também anunciou a criação da Secretaria de Agricultura, Pesca Artesanal e Abastecimento (S.A).

Sandra Annuseck.

Reprodução do original. Publicado no caderno “Diário Eleitoral”, do Diário Catarinense. Segunda-feira, 5 de outubro de 1992.

Postagens Recomendadas

E aí, gostou? Manda teu recado pra gente.